Israel conquista Corredor Filadélfia e isola Hamas

31/05/2024

Mundo

As tropas israelenses ocupam fisicamente a maior parte do corredor, que se estende por 14 quilômetros ao longo da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza

Fonte: Foto: Reprodução

Forças de Defesa de Israel afirmaram nesta quarta-feira, 29, ter estabelecido “controle operacional” sobre o chamado Corredor Filadélfia – que se estende por 14 quilômetros ao longo da fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza –, isolando o Hamas.ReproduçãoSegundo o portal Times of Israel, as tropas israelenses ocupam fisicamente a maior parte do corredor.


Há um pequeno segmento próximo à costa onde as forças terrestres não estão presentes. As FDI, no entanto, dizem controlar a região com vigilância e poder de fogo.


Até o momento, as FDI localizaram cerca de 20 túneis que atravessam o Egito e são utilizados por terroristas para contrabandear armas para Gaza.


Pelo menos 82 poços de túneis foram encontrados pelos militares israelenses na área do Corredor Filadélfia, além de dezenas de lançadores de foguetes.


Com o controle do Corredor Filadélfia, o Hamas fica fisicamente isolado na Faixa de Gaza, já que armas e combustíveis não entrarão na região sem primeiro passar pelas Forças de Defesa israelenses.


Desmantelamento do Hamas é prioridade máxima em Rafah


Em visita a Rafah, no sul de Gaza, o chefe do Estado-Maior das FDI, tenente-general Herzi Halevi, afirmou às tropas que o desmantelamento do Hamas é prioridade máxima para o país.


“Estamos aqui por vários motivos. Em primeiro lugar, esta é a última Brigada [do Hamas] que resta com capacidades totais, por isso queremos desmantelar a Brigada Rafah”, afirmou Halevi.


Segundo o chefe do Estado-Maior das FDI, desmantelar as brigadas do Hamas é uma “missão nacional do Estado de Israel”.

Fonte(s): Agência da notícia